domingo, 10 de abril de 2011

Celular: dos primeiros aparelhos à tecnologia 4G


A primeira empresa a apresentar um telefone celular funcionando foi a Motorola. O nome do aparelho era DynaTAC e não estava a venda ao público, por se tratar de um protótipo. O primeiro modelo a ser comercializado nos EUA foi o Motorola DynaTAC 8000x, isso ainda no ano de 1983, dez anos após o primeiro teste realizado.
A primeira geração da telefonia celular se iniciava com celulares não tão portáteis, a maioria dos celulares pesava em média 1kg medindo quase 30 centímetros de altura. Devido às sua dimensões, o celular era um equipamento utilizado em automóveis, uma vez que era grande demais para ser levado no bolso. Claro, isso era apenas o começo, com a evolução da tecnologia, a tendência foi a redução do tamanho do celular e a ampliação de funções.


Logo no início da década de 90, os fabricantes já estavam prontos para lançar novos aparelhos, com tamanho e peso razoáveis. A segunda geração de aparelhos trouxe consigo novos padrões de comunicação. Três tecnologias principais iriam imperar nesta época, eram elas: TDMA, CDMA e GSM.





Logo as fabricantes introduziram camêras digitais e  visores com escalas de cinza, recurso que permitia distinguir imagens. 
Pouco tempo depois apareceu o primeiro celular com quatro mil cores, uma tecnologia incrível para um aparelho tão pequeno. Não demorou muito para que os aparelhos ganhassem displays de incríveis 64 mil cores e logo apareceram os visores com até 256 mil cores. A evolução não parou e hoje os aparelhos possuem 16 milhões de cores, um recurso que é fundamental em aparelhos de alta resolução.




Com a possibilidade de visualizar imagens coloridas, foi desenvolvido o recurso de mensagens multimídia, os MMS.
Logo, a internet foi introduzida no mundo da telefonia móvel e surgiram páginas próprias para o celular, as chamadas páginas WAP, com conteúdo reduzido e poucos detalhes.




Atualmente não se fala muito em celular, porque o assunto da vez são os Smartphones. O termo smartphone foi adotado devido à utilização de um sistema operacional nos celulares. Claro que essa capacidade está restrita a um pequeno número de aparelhos, porém, a tendência é que cada vez mais as fabricantes invistam na criação deste tipo de celular.
Além do sistema operacional, a maioria dos smartphones traz rede sem fio (wi-fi), câmera de qualidade razoável (geralmente o mínimo é 2 MP), Bluetooth (alguns aparelhos não são compatíveis com a tecnologia AD2P), memória interna com muito espaço — ou espaço para cartão externo —, funções aprimoradas, suporte a redes 3G e muito mais.



Os celulares parecem não ter limites quando se fala em evolução. Cada vez novos recursos aparecem, melhorias são adicionadas e tudo continua ocupando o mesmo espaço. O recurso que mais espantou a todos foi a apresentação dos primeiros celulares sensíveis ao toque. O aparelho de maior sucesso foi o iPhone, da Apple, porque ele não era apenas sensível ao toque, mas trazia a sensibilidade a múltiplos toques, ou seja, você pode comandá-lo utilizando os dedos.


A nova geração de telefonia móvel, a da tecnologia 3G, oferece várias vantagens, como: vídeochamada, conexão de internet de alta velocidade e economia de energia nos aparelhos.
A evolução não pode parar, por isso as fabricantes não param de lançar mais aparelhos, com recursos mais sofisticados e funções ainda mais interessantes. Veja a seguir as novidades:

O Samsung Omnia HD possui configurações tão incríveis que ninguém acredita. Esse novo aparelho promete trazer uma câmera de 8 MP, receptor para TV Digital, tela de 3, 7” com resolução de 360x640, até 32 GB de armazenamento, tecnologia que simula 5.1 canais de áudio, acesso às redes 3G com velocidade de 7.2 mbps e muito mais.



Assim como demorou certo tempo para que o 3G fosse estabelecido, a quarta geração de telefonia celular,a 4G não chegará tão rápida, mas já há algumas ideias de como ela será. Assim como o 3G já fez, a 4G deve continuar investindo no avanço da transmissão de dados. É muito provável que os novos aparelhos celular já trabalhem com o protocolo IP e sejam compatíveis com as redes de computador, ou seja, a tendência é uma só: os celulares estão prestes a virar computadores minúsculos.
Você consegue imaginar o que o futuro trará? Então deixe seu comentário, adicione algo que não foi citado no texto, conte-nos algo novo, e não deixe de visitar nosso Blog!

Até a próxima : )















0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu Alô! :)

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More