domingo, 1 de maio de 2011

Google mostra a força da Publicidade Mobile



     Em recente pesquisa realizada pelo Google o assunto explorado foi o comportamento do consumidor e usuários de Smartphones, segundo a pesquisa, boa parte deles usa ativamente o seu dispositivo para fazer um “social shopping”, ou seja, o consumidor está usando ferramentas sociais para buscar informações sobre produtos e dar o seu parecer sobre o assunto.


     Ocorre que as pessoas não mais usam os smartphones apenas para ligar e navegar a toa, a nova tendência é que cada vez mais o consumidor utilize essa nova tecnologia para fazer compras, pesquisar sobre os produtos que pretende comprar e ainda comparar preços entre as lojas.

     A publicidade por sua vez, não deixa de se aproveitar deste fato e acompanha de perto o comportamento dos consumidores, uma vez que a tendência mobile está em alta, os anúncios para este segmento estão se popularizando cada vez mais, a fim de atingir o consumidor de maneira mais eficaz.

    No que diz respeito aos tipos de anúncio mobile os mais comuns são:



Anúncios diretos

Da mesma forma que funciona na Internet, o usuário é atraído por um anúncio mobile e, clicando, é levado ao Site WAP da empresa anunciante. Mesmo assim, pouquíssimos sites  tem uma versão apropriada para ambiente mobile, estes, tendem a apresentar um visual deformado ou com poucos recursos ao usuário, tornando a navegação entendiante.

Cadastro para newsletter

Este modelo de anúncio, oferece a opção do usuário cadastrar seu número de celular. Posteriormente, são enviados anúncios periódicos do anunciante ao aparelho do usuário, via SMS. Estes anúncios contém promoções, ofertas e coisas do gênero.

Uma empresa perto de você

Utilizando-se de sistema geográfico de localização, como GPSs, o usuário é conduzido á listagem de empresas naquela região de acordo com os termos que o usuário tenha buscado ou outras formas baseadas em aplicativos desenvolvidos.

Envio de SMS

Popular e bastante utilizado, é o famosos “envie uma SMS para o número tal para baixar novos toques em seu celular”.

Downloads gratuitos

O usuário é levado a fazer downloads gratuitos de itens de uma campanha de determinado anunciante. Esses itens podem variar de um simples wallpaper até mesmo vídeos institucionais.


3 comentários:

Impressionante quantas funções podem conter em um aparelho como o Smartphone. Eu estava em duvida de qual aparelho compraria agora tenho certeza de qual vai se, ótimo post e vídeo muito interessante.

Bruno Povia.

Beatriz, gostei desse post! Só acho que cabe a reflexão: será que os usuários brasileiros possuem as mesmas cifras mostradas no vídeo?

Realmente professora, a realidade mostrada no vídeo é bem diferente da brasileira porém como a publicidade Mobile é uma tendência que cresce cada vez mais a nível nacional, acreditamos que mesmo que demande algum tempo o Brasil pode sim atingir este patamar.

Obrigada, Beatriz.

Postar um comentário

Deixe o seu Alô! :)

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More